DGRSP repõe abono mensal para lavagem de viaturas com retroativos

A Direção-geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP) emitiu um despacho que revoga um outro que havia emitido em janeiro no sentido de que o abono mensal para lavagem de viaturas deixasse de ser pago aos motoristas dos seus quadros, com base num parecer dado pela DGAEP onde era referida a inexistência de suporte legal para a manutenção do mesmo.

A FESAP, considerando que a manutenção, integração ou extinção desse suplemento remuneratório terá de ser objeto de negociação, conforme compromisso assumido tanto pelo anterior como pelo atual Governo, insurgiu-se contra este inaceitável corte, uma vez que não faz qualquer sentido que tenham de ser os motoristas a pagar pela lavagem e higienização das viaturas que utilizam no desempenho das suas funções, exigindo por isso a manutenção desse suplemento.

Assim, e de acordo com o despacho agora emitido, a decisão sobre a manutenção, integração ou extinção do abono para lavagem de viaturas será decidido no âmbito da revisão geral dos suplementos remuneratórios da Administração Pública, pelo que a DGRSP determina “a reposição do abono do suplemento de lavagem de viaturas, com efeitos retroativos ao mês de dezembro de 2016”.

A FESAP considera positivo que o bom senso e a justiça tenham imperado, tanto mais que estávamos perante um corte de 43,21 € em salários que rondam, em média, os 600 €, esperando que este exemplo seja seguido por outros organismos que eventualmente tenham também optado pela supressão deste suplemento remuneratório e apelando aos trabalhadores para que denunciem situações semelhantes caso estas existam.

Ficam assim suspensas todas as formas de luta que haviam sido anunciadas, incluindo a greve de motoristas da Administração Pública que estava a ser equacionada.

17 de março de 2017

Nota de Imprensa_FESAP_DGRSP repõe abono para lavagem de viaturas com retroativos_17_03_2017

João Proença eleito Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE 04Out ASAE em Greve a 9 de outubro 27Set FESAP assina acordos com Câmara e SMAS de VFX 20Set Lista E elege representante no CGS da ADSE 20Set Eleições para o CGS da ADSE – VOTA E! 18Set Entrega do Orçamento no Parlamento é o limite 06Set Lista E – Carta aos Beneficiários 05Set Eleições na ADSE 25Ago CGA – FESAP defende despenalização total aos 60 anos de idade e 40 de... 24Ago FESAP exige o fim da tributação do subsídio de refeição 02Ago FESAP e FNIE estabelecem compromissos de colaboração futura 26Jul FESAP quer travar saída de trabalhadores 17Jul GREVE DOS TDT SUSPENSA A PARTIR DAS 16H 04Jul IGFSS: Trabalhadores querem mudar de serviço 30Jun TDT em Greve por tempo indeterminado 22Jun FESAP exige que palavra dada seja honrada 22Jun FESAP em luto pelas vítimas do incêndios de Pedrógão 19Jun Valorização Profissional entra em vigor a 1 de junho 30Mai OE 2018: FESAP exige atualização de 2,5% para salários e pensões 26Mai PREVPAP – Trabalhadores já podem requerer apreciação 11Mai Carreiras – FESAP assina acordo para negociar descongelamento 05Mai Combate à precariedade na AP – Portaria PREVPAP publicada 05Mai Combate à precariedade na AP – FESAP valoriza participação dos... 26Abr Trabalho extraordinário ou suplementar normalizado no setor da Saúde 18Abr Eleições na ADSE: Informar e mobilizar 12Abr Compromisso negocial para evitar Greve Geral 10Abr ADSE – Novas inscrições a partir de maio 10Abr Termina a tortura da requalificação 10Abr Aposentação – FESAP quer despenalização das longas carreiras... 10Abr DGRSP repõe abono mensal para lavagem de viaturas com retroativos 10Abr Saúde – Trabalho suplementar pago a 100% 10Abr AT – Suplementos continuarão a ser pagos apesar da fusão dos fundos FET... 10Abr Cuidados intensivos e urgências deixarão de ter cortes no trabalho... 10Abr FESAP não aceita cortes nos salários dos motoristas 10Abr