FESAP não aceita cortes nos salários dos motoristas

A FESAP apela ao Governo no sentido da manutenção do suplemento que até agora era atribuído aos motoristas da Administração Pública para manterem as viaturas a seu cargo nas melhores condições de higiene e limpeza, uma vez que a respetiva suspensão representa um inaceitável corte salarial.

Com efeito, com base num parecer que a FESAP considera absolutamente abstruso e inusitado, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) deixou de pagar os 43,21 € do suplemento para lavagem de viaturas atribuído aos motoristas dos seus quadros, alegando que essa tarefa integra o respetivo conteúdo funcional, com evidente prejuízo para os trabalhadores.

De acordo com esse parecer, compete aos motoristas “assegurar que as viaturas que conduzem se encontram adequadamente lavadas e limpas, não sendo relevante saber se essa lavagem e limpeza são asseguradas pelos próprios motoristas ou por outrem a quem estes paguem para o efeito”.

A FESAP não quer acreditar que o Governo considere que trabalhadores que auferem salários que rondam os 600 € mensais têm meios suficientes para arcar com despesas em lavagens feitas por outrem, ou com as despesas em consumíveis necessárias para que sejam eles próprios a proceder à lavagem e à limpeza de viaturas que, relembramos e frisamos, são um instrumento de trabalho utilizado ao serviço do Estado.

A FESAP criticou e conseguiu que o anterior Governo não fizesse alterações em quaisquer suplementos salariais na Administração Pública, independentemente do suporte legal que estaria na base da sua atribuição, tendo chegado a um entendimento no sentido da sua avaliação para posterior tomada de decisão (manutenção, corte ou eliminação).

Uma vez que o atual Governo vinha manifestando intenção de proceder de forma semelhante, esta orientação suscita a surpresa e a indignação dos trabalhadores e da FESAP, pelo que apela no sentido de que este suplemento, bem como todos os outros em vigor na Administração Pública, sejam alvo de avaliação e negociação com os sindicatos.

22 de fevereiro de 2017

Nota de Imprensa FESAP não aceita cortes nos salários dos motoristas_22_02_2017

João Proença eleito Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE 04Out ASAE em Greve a 9 de outubro 27Set FESAP assina acordos com Câmara e SMAS de VFX 20Set Lista E elege representante no CGS da ADSE 20Set Eleições para o CGS da ADSE – VOTA E! 18Set Entrega do Orçamento no Parlamento é o limite 06Set Lista E – Carta aos Beneficiários 05Set Eleições na ADSE 25Ago CGA – FESAP defende despenalização total aos 60 anos de idade e 40 de... 24Ago FESAP exige o fim da tributação do subsídio de refeição 02Ago FESAP e FNIE estabelecem compromissos de colaboração futura 26Jul FESAP quer travar saída de trabalhadores 17Jul GREVE DOS TDT SUSPENSA A PARTIR DAS 16H 04Jul IGFSS: Trabalhadores querem mudar de serviço 30Jun TDT em Greve por tempo indeterminado 22Jun FESAP exige que palavra dada seja honrada 22Jun FESAP em luto pelas vítimas do incêndios de Pedrógão 19Jun Valorização Profissional entra em vigor a 1 de junho 30Mai OE 2018: FESAP exige atualização de 2,5% para salários e pensões 26Mai PREVPAP – Trabalhadores já podem requerer apreciação 11Mai Carreiras – FESAP assina acordo para negociar descongelamento 05Mai Combate à precariedade na AP – Portaria PREVPAP publicada 05Mai Combate à precariedade na AP – FESAP valoriza participação dos... 26Abr Trabalho extraordinário ou suplementar normalizado no setor da Saúde 18Abr Eleições na ADSE: Informar e mobilizar 12Abr Compromisso negocial para evitar Greve Geral 10Abr ADSE – Novas inscrições a partir de maio 10Abr Termina a tortura da requalificação 10Abr Aposentação – FESAP quer despenalização das longas carreiras... 10Abr DGRSP repõe abono mensal para lavagem de viaturas com retroativos 10Abr Saúde – Trabalho suplementar pago a 100% 10Abr AT – Suplementos continuarão a ser pagos apesar da fusão dos fundos FET... 10Abr Cuidados intensivos e urgências deixarão de ter cortes no trabalho... 10Abr FESAP não aceita cortes nos salários dos motoristas 10Abr